Diabetes: o que é e como controlar?

A diabetes é uma doença crónica muito comum em Portugal. Estima-se que cerca de 44% das pessoas com diabetes em Portugal estejam por diagnosticar. Por isso, é primordial prevenir, diagnosticar e tratar a tempo.

O que é a diabetes?

A diabetes é caracterizada pela hiperglicemia, aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.

A hiperglicemia característica da diabetes deve-se a uma de três situações: insuficiente produção de insulina, insuficiente ação da insulina e, frequentemente, à combinação dos dois fatores.

Segundo o Inquérito Nacional de Saúde, a prevalência da diabetes na população com idades compreendidas entre 25 e 74 anos, residente em Portugal, é de 9.8%, superior à média europeia. Foi ainda concluído que esta patologia afeta mais homens do que mulheres.

Existem dois tipos de diabetes: Diabetes tipo 1 e tipo 2.

– Diabetes tipo 1:

Este é o tipo de diabetes mais raro (representando menos de 10% do total) e incide, essencialmente, em crianças e jovens.

Resulta da falta de insulina por agressão imunológica, não estando por isso associada aos hábitos de vida e de alimentação.

– Diabetes tipo 2:

A diabetes tipo 2 é a mais frequente, representando mais de 90% dos casos. Ocorre quando é herdada uma predisposição para a diabetes e devido a fatores ambientais vem a sofrer de diabetes em idade adulta.

Como controlar a diabetes?

O primeiro passo para controlar a diabetes consiste no controlo dos níveis de açúcar no sangue, valores fornecidos pelo médico tendo em conta vários fatores individuais.

– Diabetes tipo 1

O tratamento é feito através do balanço entre a alimentação (que aumenta o açúcar no sangue) e a insulina e o exercício físico, que a diminuem.

– Diabetes tipo 2

O cuidado com a alimentação e a prática de exercício físico são, muitas vezes, o suficiente para controlar este tipo de diabetes. Quando isso já não é possível, pode vir a ser necessário recorrer a comprimidos ou utilizar insulina.

Dadas as características desta patologia, a Micolife® recomenda o Ganocomplex Sugar Control, suplemento alimentar que possibilita a manutenção de níveis normais de glicose no sangue.

Este suplemento é composto por Ganoderma lucidum, Maitake, vitamina C e crómio, algumas das substâncias que podem ser úteis no controlo da diabetes tipo 2.

A vitamina C funciona como forte antioxidante, sendo de elevada importância no reforço do sistema imunitário; já o crómio, para além de contribuir para o metabolismo de vários macronutrientes, tem um papel determinante a regular os níveis de açúcar no sangue, em sinergia com o Ganoderma lucidum e o Maitake, mantendo-os dentro das margens recomendadas.

Fontes:

Direção-Geral da Saúde