O sistema imunitário engloba o conjunto de processos através dos quais um organismo se defende de agentes patogénicos, potenciais causadores de doença.

Através de diversos mecanismos, o nosso sistema imunitário deteta as ameaças à homeostasia (equilíbrio), quer estas sejam causadas por vírus, fungos, bactérias, ou sejam de outra natureza, desencadeando uma resposta coordenada que procura neutralizar essa ameaça. É um sistema complexo que requer a participação de diversos tipos de células e processos.

Existem dois tipos de imunidade: a imunidade inata e a adquirida. A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo. Trata-se de uma resposta não específica e generalizada a agentes estranhos (antigénios), desencadeada logo após o primeiro contacto. É conseguida através de barreiras físicas/mecânicas ou fisiológicas.

A imunidade adquirida não nasce com o indivíduo, mas é antes uma capacidade que se desenvolve após o contacto com a ameaça ter sido estabelecido. As principais células que medeiam este tipo de imunidade são os linfócitos T e B.

Os linfócitos B são produzidos na medula óssea e possuem, à sua superfície, recetores aos quais se ligam os antigénios. Após este contacto, algumas células B guardam essa memória, enquanto as outras se transformam em plasmócitos que vão produzir anticorpos responsáveis por destruir as células estranhas.
Os linfócitos T são produzidos no timo. É nesse órgão que amadurecem e adquirem a capacidade de distinguir o que é do próprio organismo do que é estranho, evitando uma reação autoimune.

MICOLIFE® apresenta vários suplementos alimentares que incluem Ganoderma lucidum na sua composição (também em extrato seco), tendo, por isso, um teor mínimo de 39% de beta-glucanos.

Estes têm uma ação imunomoduladora e ainda anti-hipertensiva. Outros componentes bioativos encontrados em Ganoderma lucidum são os triterpenos, que têm uma marcada ação protetora de infeções, reforçando as barreiras do sistema imunitário. Este cogumelo medicinal revela ainda ter propriedades hepatoprotetoras e anti-hipertensivas.

A adição de vitamina C é também benéfica, uma vez que apresenta um efeito protetor do sistema imunitário, contribuindo para evitar oxidações não desejáveis.

This message will close in 20 s
Ajax Loading